Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

"à espera de godot"

"... é uma coisa que não é, mas faz de conta que é para ver como seria se fosse."

"à espera de godot"

"... é uma coisa que não é, mas faz de conta que é para ver como seria se fosse."

31.Mar.08

dia de reflexão

Sob proposta da Directora Regional de Educação do Norte, a Escola Carolina Micaelis irá dedicar o primeiro dia do terceiro período lectivo a reflectir sobre os graves acontecimentos de indisciplina numa aula de Francês que tiveram como resultado imediato a transferência de dois dos alunos para outras escola e uma forte situação traumática para a professora.

 

1. Devo dizer que considero muito positiva a iniciativa da Directora Regional, desta vez a mostrar alguma lucidez, na proposta de reflexão sobre um problema que afecta não só a Carolina Micaelis , mas um conjunto considerável de outros estabelecimentos de ensino e educação.

 

2. Não concordo com a medida punitiva de transferência para outra escola, porquanto me parece que não resolve o problema, antes o deslocaliza. Estou convencido de que, na primeira oportunidade, a aluna em questão irá de novo atender o seu telemóvel durante as aulas e que o aluno não desperdiçará qualquer nova oportunidade de vestir a sua pele de realizador de cinema para internet.

 

3. Não percebo por que razão só estes dois alunos foram sujeitos a medidas punitivas, enquanto os restantes da turma que participaram activamente no desacato ficam impunes.

 

4. Entendo que a professora possa recuperar a sua disponibilidade para trabalhar, tão cedo quanto possível, de forma a não aparecer mais fragilizada do que já está perante os seus alunos. 

 

5. Repudio a falsa cegueira da ministra que insiste em não querer ver o óbvio, no que diz respeito à indisciplina e às agressões de que os docentes são alvo nas escolas.

 

Acho, portanto, que uma reflexão vem mesmo a calhar, envolvendo alunos e professores, obviamente, mas também pais e encarregados de educação e órgão de gestão das escolas.

2 comentários

Comentar post