ranking da treta
Uma vez mais esta falácia que os jornais, sobretudo o Público e o seu director José Manuel Fernandes, aproveitam para desferir mais um golpe na Escola Pública.
Comparar os resultados obtidos em 26 provas, em 6 disciplinas, (Mira Rio) com os de 445 provas, em 8 disciplinas, (E. S. Aurélia de Sousa) e concluir que os resultados daquela são melhores que o desta é manipulação grotesca dos dados que só tem como objectivo confundir a opinião pública.
Vale a pena observar, por exemplo, que Mira Rio realizou 6 exames a Matemática enquanto que a Aurélia de Sousa realizou 104. Já agora, a melhor nota obtida por Mira Rio neste exame foi de 16,5 enquanto que a melhor de Aurélia de Sousa foi 19,1. No Português B, Mira Rio fez 10 exames, obtendo a nota máxima de 19,1 e Aurélia de Sousa realizou 139 provas e a nota maior foi 19,0. Em Biologia, Mira Rio prestou 5 provas e obteve a nota máxima de 17,6, Aurélia de Sousa fez 45 exames e o nota máxima foi 18,6. Em Química, Mira Rio com 2 exames conseguiu o máximo de 13,5 e Aurélia de Sousa alcança o máximo de 14,3 com 26 exames. Em História, Mira Rio com 2 exames faz o máximo de 12,1 e Aurélia de Sousa com 14 exames faz o máximo de 17,8. Por fim, Mira Rio, em Psicologia, com apenas 1 exame consegue a nota de 5,8 enquante a Aurélia de Sousa, com 67 exames consegue o máximo de 20,0.
No ranking do Público, de Sábado passado, o privado Colégio Mira Rio aparece em 2º lugar enquanto que a pública Escola Secundária Aurélia de Sousa apenas surge em 11º.
Perante estes dados, que também constam da edição de Sábado do Público, quem é que é melhor do quem? Que validade tem este exercício de classificação das escolas? Que utilidade tem este derperdício de papel?