à espera ... dos livros
Depois dos "outdoors" com algumas frases anódinas retiradas de algumas obras literárias de renome, sob a palavra de ordem "Gostou da frase? Apaixone-se pelos livro" que apresentei em postagens anteriores, chegaram na passada sexta-feira à minha escola (presumo que às restantes 54 do concelho do Porto também) uma colecção de marcadores de livros, distribuídos pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do Programa "O Porto a ler" em parceria com o Ministério da Educação, através do seu Plano Nacional de Leitura.
Em montinhos de 75, aproximadamente, os marcadores, com o slogan "Conhece a frase? Descubra o Livro" , apresentam seis frases transcritas de outras tantas obras a saber: (de cima para baixo e da esquerda para a direita) "O Crime do Padre Amaro", de Eça de Queirós, "Auto da Barca do Inferno", de Gil Vicente, "Mensagem", de Fernando Pessoa, "Rimas", de Luís de Camões, "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro e "Folhas Caídas", de Almeida Garrett.
Bom, marcadores já temos. Ficámos à espera... dos livros. Mas, já agora, que tenham a atenção o nível etário das crianças que frequentam o primeiro ciclo, se não for pedir muito.